sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sistema de franquias Luiza Prado Calçados

Olá hoje vamos falar sobre o mundo de franquias. Segue algumas dicas e dúvidas sobre esse mercado crescente.

O que é Franquia ?



Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

As franquias envolvem a concessão e transferência de:
- marca
- tecnologia
- consultoria operacional
- produtos ou serviços

No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.

Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.

O que é Franqueador ?
É a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.

Existe lei que regulamenta as franquias ?
Sim, Lei nº 8.955/94, de 15 de dezembro de 1994. Esta dispónivel no site: www.abf.com.br

Veja a seguir, as vantagens oferecidas pelas Franquias.
- Perspectiva de sucesso de um negócio já experimentado, com marca consagrada no mercado.
- Planejamento e pesquisas, orientações e aperfeiçoamentos sob a responsabilidade do franqueador.
- Conhecimento do mercado, pontos fortes e fracos, com apoio de especialistas.
- Instalação (comunicação visual/arquitetura).
- Economia de escala em compras de maiores volumes e custos de propaganda, promoções.
- Maiores facilidades de acesso a créditos.
- Retorno mais rápido que nos negócios independentes.
- Independência Jurídica.

Veja alguns riscos, apresentados pelas franquias.
- Excesso de Controle Externo (auditorias) por parte do franqueador.
- Limitação da Autonomia, do mercado e da criatividade do franqueado.
- Excesso de Duração do Contrato (longo prazo).
- Custo da Aquisição da Franquia (taxas),com riscos de não cumprimento das cláusulas contratuais.
- Erros de Seleção na Escolha (falta de escrúpulos ou inadequação de perfil).
- Localização Exclusiva da Franquia (franqueado pode ser impedido de usaro ponto, em caso de recisão contratual).
- Os riscos apresentados dependem do tipo ou modalidade da franquia.

Estágios da franquia

As franquias são classificadas pelo seu estágio de desenvolvimento e profissionalismo, o que significa maior ou menor risco de investimentos para o franqueado.

Para evitar riscos no negócio, veja os estágios de desenvolvimento das franquias, a seguir:

Franquia de Primeira Geração
Tipo de Concessão: Produto/serviço e marca.
Nível de Profissionalização: Baixo.
Tendência de Mercado: Tende a desaparecer.
Grau de Risco:Oferece muitos riscos de ambas as partes.
Liberdade de Ação para o Franqueado: Grande.
Contrato: É raro um contrato entre as partes.
Investimentos do Franqueador: Poucos.
Tipos de Assistência/Consultoria: Falta assistência na operação do negócio e na tecnologia de rede.
Experiência Piloto: Pode oferecer apenas o know-how de uma única experiência piloto de comercialização.

Franquia de Segunda Geração
Tipo de Concessão: Produto/serviço e marca. Revenda ou distribuição exclusiva.
Nível de Profissionalização: Baixo/Médio.
Tendência de Mercado: Pouca duração.
Grau de Risco: Oferece alguns riscos de ambas as partes.
Liberdade de Ação para o Franqueado: Médio/Grande.
Contrato: É eventual um contrato entre as partes.
Investimentos do Franqueador: Alguns.
Tipos de Assistência/Consultoria: Pouca assistência na operação do negócio e na tecnologia de rede.
Experiência Piloto: Pode oferecer apenas o know-how de uma única, ou de algumas experiências pilotos de comercialização. Normalmente, só o primeiro
franqueado, se for bem sucedido, serve como modelo. Exemplo: Corretores de Franquias, sem manuais de informação ou sem contratos específicos da
modalidade de franquia.

Franquia de Terceira Geração:
Tipo de Concessão: Produto/serviço e marca. Revenda ou distribuição exclusiva. Operação Comercial do Negócio.
Nível de Profissionalização: Médio.
Tendência de Mercado:Tende a permanecer, a médio prazo.
Grau de Risco: Oferece grau médio de riscos de ambas as partes.
Liberdade de Ação para o Franqueado: Menor liberdade ao franqueado. Maior controle pelo Franqueador.
Contrato: É normal um contrato entre as partes.
Investimentos do Franqueador: Médios.
Tipos de Assistência/Consultoria: Avanço na assistência na operação do negócio e na tecnologia de rede.
Experiência Piloto: Pode oferecer planejamento e experiência de várias unidades piloto. Busca maior controle de gestão das unidades franqueadas.

Franquia de Quarta Geração
Tipo de Concessão: Produto/serviço e marca. Revenda ou distribuição exclusiva. Operação Comercial do Negócio.
Nível de Profissionalização: Alto.
Tendência de Mercado: Em alta.
Grau de Risco: Oferece pouco risco de ambas as partes.
Liberdade de Ação para o Franqueado: Pequena.
Contrato: Há sempre um contrato entre as partes.
Investimentos do Franqueador: Muito investimento em qualidade da rede.
Tipos de Assistência/Consultoria: Grande assistência na operação do negócio e na tecnologia de rede. Muita assistência em Planos Estratégicos de
Marketing, com Terceirização de Serviços Especializados em Franquias.
Experiência Piloto: Oferece grande know-how e inúmeras experiências piloto de comercialização.

Franquia de Quinta Geração
Tipo de Concessão: Produto/serviço e marca.Revenda ou distribuição exclusiva. Operação Comercial do Negócio. É o melhor tipo de franquia.
Nível de Profissionalização: Altíssimo
Tendência de Mercado: Em alta, principalmente no exterior.
Grau de Risco: Mínimos riscos de ambas as partes
Liberdade de Ação para o Franqueado: Mínimo.
Contrato: Exige contrato entre as partes.
Investimentos do Franqueador: Grande investimento com altíssima tecnologia.
Tipos de Assistência/Consultoria: Grande assistência na operação do negócio e na tecnologia de rede, com excelente nível. Muita assistência em planos
estratégicos de marketing, com terceirização de serviços especializados em Franquias.
Experiência Piloto: Muitas unidades próprias para experiência piloto, além das demais unidades franqueadas.

Taxas que envolvem o negócio

As taxas são valores geralmente cobrados pelos franqueadores profissionais, em contrapartida à tecnologia, uso de marca e/ouserviços que prestam aos franqueados.

Taxa de Franquia:
- É uma taxa inicial, ou " Franchising Fee".
- O valor é único pago na assinatura do contrato
- Permite ao franqueado a licença para operacionalizar a franquia.
- O cálculo é dimensionado pela remuneração.

Royalties:
- É o valor periodicamente pago pelo franqueado ao franqueador.
- Remunera a continuidade dos serviços de tecnologia prestados.
- A vigência varia de acordo com o contrato.
- Constitui-se num percentual fixo, sobre o faturamento bruto da franquia.

Taxa de Publicidade, Propaganda e Promoção:
- Trata-se de um valor períodico, pago pelo franqueado ao franqueador.
- Remunera os serviços de publicidade, propaganda e promoções.
- Esta taxa é rateada entre os franqueados da rede, na divulgação da marca e dos produtos e/ou serviços.
- Pode ser uma taxa fixa ou não.
- Depende da forma de administração do franqueador.

A marca Luiza Prado esta em expansão faça parte de nossa rede;Aproveite nosso plano de incentivo.
Entre em contato hoje mesmo.
E-MAIL: franquia@luizapradocalcados.com
Telefones: (11) 5661 - 0636 / (11) 3125 - 5549
Renata Rondon